top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Você sabe como se movimenta um dente durante o tratamento ortodôntico?


Olá! É um pouco difícil somente em palavras descrever para o paciente como os dentes se movimentam. Pensando nisto, posto o vídeo que é bem didático para que vocês possam entender estes movimentos.

Quando nós ortodontiistas colocamos uma força para movimentar os dentes dos nossos pacientes o que ocorre é um processo inflamatório controlado. Quando a força aplicada é adequada a sequência é a que segue:

Notem no video que na direção da força aplicada há uma diminuição do espaço do ligamento periodontal (fibras que unem a raiz do dente ao osso alveolar), com isso as células que estão no espaço do ligamento (por entre os ligamentos) mais específicamente os osteoclastos (células epecíficas que fazem reabsorção óssea) fagocitam (digerem) o osso fazendo com que o dente vá em direção da força aplicada. Em contrapartida, no lado oposto as fibras do ligamento periodontal ficam esticadas e nesta região os osteoblastos (células que fabricam osso) apõe osso. Assim o dente se move sem dano ao dente e a região periodontal.

Em termos gerais e de forma mais simplificada possível é isto. Tem dúvida? Quer saber mais? Entre em contato. Até a próxima!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page