top of page

Odontopediatria

Pré-Natal Odontológico
Prevenção

Pré-Natal Odontológico

 

O pré-natal odontológico se refere à construção da saúde bucal antes do nascimento do bebê. Para tanto, a mulher grávida é sensibilizada a fazer parte de um programa de acompanhamento odontológico, aumentando a chance de seu bebê ter mais saúde bucal. A assistência e o cuidado nesta fase possibilitam que a grávida tenha uma microbiota bucal compatível com saúde, minimizando assim a transmissão vertical de microrganismos patogênicos da mãe para seu filho. Permite ainda informar as mães a cuidarem melhor de seus filhos.
O pré-natal odontológico assiste e cuida da mãe com o objetivo de melhor cuidar de seu filho. O aconselhamento antecipado permite, ainda, evitar a instalação de hábitos prejudiciais à saúde do bebê. A Odontologia para o Bebê como a Odontologia intra-uterina partem do princípio de que é preciso educar. A educação possibilita uma melhora na qualidade de vida, a aquisição e a manutenção da saúde, a responsabilidade com a própria saúde e em especial dos filhos, a importância da saúde bucal como parte da saúde geral.

Também podem ser abordados assuntos ligados a amamentação para esclarecer dúvidas e dar dicas de como ter a experiência de amamentar bem sucedida.

Clínica de Bebês

Clinica de bebês

 

Nos primeiros anos de vida que se estabelecem os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e muitas vezes de sucção de chupetas e dedo que, se em desequilíbrio, poderão levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e maloclusões (mal encaixe entre os dentes e possível desarmonia de língua e lábios).
A primeira visita ao dentista reserva muitas boas surpresas e novidades que normalmente encantam os pequenos pacientes e seus pais. É dividida em diferentes momentos, que assim como os procedimentos e técnicas, irá variar de acordo com a formação do profissional, a necessidade e a idade do paciente.
Na primeira visita ao dentista, após perguntas sobre a saúde geral da criança (chamada "Anamnese Geral"), faz-se uma detalhada conversa com os responsáveis, para que se conheça o risco que a criança tem em desenvolver problemas bucais, e se conheça o pequeno paciente também (chamada "Anamnese Dirigida").
É feita na primeira consulta ao dentista a apresentação do meio odontológico da forma mais acolhedora possível, visando estimular a curiosidade da criança, sempre com explicações coerentes à sua faixa etária.
O próximo passo é o exame da criança ("Exame Clínico"), uma inspeção visual realizada após uma Profilaxia (limpeza), onde registra-se a situação atual de desenvolvimento da boquinha e procura-se qualquer anormalidade em dentes e gengivas e nas funções relacionadas à face, como sucção, respiração, deglutição, mastigação, fala, etc.
Numa consulta de rotina, nenhum procedimento "dói", e os pais devem estar conscientes disto para saber como se posicionar frente aos eventuais "chorinhos", típicos nas crianças de pouca idade. Com o amadurecimento da criança e a repetição destes passos, ela se acostuma e acaba se formando um vínculo afetivo e de confiança, que diferencia esta geração das anteriores, por terem o dentista como um amigo.

Seu filho pode ser da Geração Cárie Zero, isso é possível quando há uma interação entre profissional ,pais e paciente trabalhando juntos em busca da saúde da criança prevenindo os possíveis problemas.

Restaurações em resina composta

A restauração se trata de um procedimento feito para que o dente que foi afetado pela cárie ou que tenha sofrido algum outro dano retome a sua forma e volte a ter sua função normal.

Na restauração, primeiramente é feita a remoção da parte do dente que foi danificada. Em seguida, a cavidade que fica no dente é devidamente limpa para que qualquer impureza ou bactéria que tenha restado seja retirada. Depois disso, a cavidade é selada, e a resina utilizada na restauração é inserida na cavidade do dente e polimerizada(endurecida por luz). Por último, o dente onde  a resina foi depositada é polido para que qualquer excesso de material possa ser retirado.

 A restauração de resina composta hoje em dia é muito utilizada, pois ela combina bem com a cor natural dos dentes, diferentemente da restauração de amálgama, por exemplo, que é mais escura.

Selantes

Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário.

O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo (molares e pré-molares) do meio bucal, preservando a saúde bucal.

O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se.

Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Ela deve apenas cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores.

Fluorterapia

Prevenção

 

A Odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde oral de crianças e adolescentes. Nosso dever vai além de tratar as doenças orais, mas tem como principais objetivos PREVENIR e MOTIVAR a saúde da criança. Numa consulta com o Odontopediatra você encontra um ambiente divertido e colorido para cuidar com carinho da saúde do seu filho.

Além da parte educativa com relação a dieta e higiene dental , dentro da prevenção estão inclusos os procedimentos de profilaxia , fluorterapia , selantes e a orientação para prevenção de má-oclusões dentárias causadas por hábitos nocivos como a sucção de dedo e de chupeta.

E devemos lembrar que as experiências na infância são aquelas que constroem os conceitos futuros. Faça sua criança guardar boas recordações do primeiro contato com o seu dentista. Agente seu horário para uma experiência feliz.

Freios bucais e frenectomias

Os freios ou frênulos bucais são membranas que conectam  os lábios às gengivas - Freio Labial Superior e Inferior - e  a língua ao assoalho da boca - Freio Lingual.

 Em algumas pessoas, estes freios podem ser alterados, espessos demais e/ou curtos, sendo necessária em alguns casos a sua correção cirúrgica, denominada de Frenectomia. 
 As alterações nos Freios Labiais, especialmente no freio SUPERIOR, impedem muitas vezes de se realizar uma higiene adequada dos incisivos, porque a escova bate no freio, machucando-o e causando grande desconforto à criança. Por sua vez, não conseguindo higienizar adequadamente esta região dos incisivos, é comum acontecer também gengivite (inflamação da gengiva) com posterior formação de bolsa (gengiva aumenta de volume), perda de osso e dos próprios dentes desta região.
 Quanto à alteração no Freio Lingual, chamamos de anquiloglossia ou a famosa "língua presa", porque ela pode ficar com seus movimentos comprometidos, interferindo nas funções orais, como sucção, deglutição, mastigação e fala. Além disso, em bebês, a anquiloglossia pode dificultar ou até mesmo atrapalhar no aleitamento materno.
A idade correta para se realizar a cirurgia deve ser avaliada individualmente levando em consideração vários fatores além da alteração física propriamente dita.

Fonte:#OdontopediatriaBrasil

Endodontia em dentes decíduos

Tratamento endodôntico em dentes decíduos

Um pergunta muito comum é :Dente de leite faz canal?

Faz sim, e embora a raiz do dente decíduo (de leite) tenha um "prazo de validade" ou um "ciclo de vida" , enquanto a raiz estiver íntegra, inteira, não só pode, como deve, especialmente nos casos de infecções locais  ou mesmo em outras necessidades, como no traumatismo dental.
.
O termo mais correto é "tratamento endodôntico" ou "tratar/obturar o canal", pois o que se faz é a remoção do NERVO (POLPA) que fica dentro do canal, que por sua vez fica na raiz do dente. Depois, da remoção e limpeza , OBTURA-SE ou PREENCHE-SE o canal com um medicamento  ou uma pasta medicamentosa capaz de tratar a infecção e também reabsorver ("sumir") junto com a raiz do dente decíduo por seu sucessor permanente, a medida que este vai erupcionando (nascendo).

Fonte:#OdontopediatriaBrasil

ART (Tratamento Restaurador Atraumático)

As restaurações são conhecidas pela abreviatura ART (Atraumatic Restorave Treatment).

Essa técnica foi desenvolvida para o tratamento alternativo da cárie, em localidades de difícil acesso e economicamente desfavorecida. O ART é uma técnica restauradora conservadora preconizando apenas a remoção do tecido cariado, sem necessidade de anestesia prévia, utilizando apenas instrumentais cortantes manuais, sem remover a dentina mais profunda preservando tecido dental remanescente sadio e o preenchimento da cavidade é feito com um material restaurador chamado cimento de ionômero de vidro.

Por ser um tratamento de eficiência comprovada cientificamente, a Organização Mundial de Saúde já indica essa técnica para pacientes especiais, crianças de pouca idade, e em crianças impossibilitadas de tratamento odontológico convencional.

Com tudo isso, podemos concluir que a técnica do ART é um tratamento curativo e preventivo. Devido sua técnica e material utilizado, é indicado para qualquer pessoa demonstrando sua grande versatilidade para a promoção de saúde.

O flúor é um mineral encontrado na natureza.

 

Porém, para que seja útil e eficaz na prevenção e tratamento das lesões da doença cárie, ele precisa ser transformado em laboratório para a forma de fluoreto (íon).
 O fluoreto poderá ser adicionado a uma série de produtos, sendo os mais frequentes em pastas de dentes, soluções para bochechos e compostos de uso tópico profissional (verniz, gel ou mousse).

Sua atuação no processo de cárie consiste em dois efeitos:
PREVENTIVO - Se ele estiver diariamente presente na saliva, previne o dente da DESMINERALIZAÇÃO (perda de minerais pelo dente), que é causada por ácidos produzidos após ingestão de açúcares;
TERAPÊUTICO - Se os dentes já têm desmineralização (perda) o fluoreto atua nessas áreas desmineralizadas, reforçando o esmalte em um processo denominado REMINERALIZAÇÃO (ganho).

Desde 2008, a pasta de dente COM flúor é indicada já a partir do PRIMEIRO DENTE do bebê, mesmo sabendo que ele irá engolir. Pois, o fluoreto é como qualquer outro MEDICAMENTO, e deve ser utilizado na concentração EXATA e na prescrição CORRETA (frequência, quantidade na escova) orientada por um Odontopediatra atualizado! Utilizado assim, não terá problema algum.

Isto é protocolo baseado em evidências científicas, recomendado pelas entidades que regem a saúde bucal e geral no mundo inteiro. NÃO DEVE SER CONDUTA PESSOAL.
A escolha do creme dental deve ser baseada somente na indicação do Odontopediatra e NÃO meramente em personagens.
Fonte:#OdontopediatriaBrasil

bottom of page