top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Você já ouviu sobre Ortodontia Miofuncional?


Estamos aqui no X Congresso Internacional da ABOR, no Costão do Santinho... Continua chovendo, mas minha filha continua a se divertir com o pessoal da recreação do hotel. O pai, dentro das salas aprimorando seus conhecimentos e compartilhando com vocês!

Vamos ter uma conversa agora sobre a Ortodontia Miofuncional que é uma abordagem de tratamento com maior preocupação com os desencadeadores da má oclusão. A lógica desta técnica é que removendo o agente causal a má oclusão se resolve por si mesma. Para isso são usados aparelhos pré-fabricados, mas com tamanhos individualizados, de uso noturno e 1 hora diária para crianças e 2 horas diárias para adolescentes e adultos. Tem coisa melhor que resolver seus problemas de oclusão durante seu sono? Não seria um sonho?

Agora vou descrever mais permonerizadamente sobre o sistema:

Ao longo dos últimos 20 anos a Myofunctional Research Co. ( MRC ) desenvolveu aparelhos ortodônticos para melhorar o desenvolvimento dentário e facial de crianças entre 5 e 15 anos usando técnicas ortodônticas miofuncionais ao invés da ortodontia tradicional. Esta técnica não só alinha os dentes (muitas vezes sem braquetes), mas também trata as causas da falta de alinhamento dentário e do desenvolvimento incorreto dos maxilares.

75% da população em crescimento já mostra sinais de maloclusões e de desenvolvimento facial incorreto. A disfunção dos tecidos moles é a principal causa.

Quais as causas dos problemas ortodônticos?

A maioria das crianças terá apinhamento dentário e alinhamento maxilar incorreto. As pesquisas mostram que a respiração bucal, a interposição lingual, a deglutição atípica e a sucção do polegar – conhecidos como hábitos miofuncionais incorretos - são as causas reais das maloclusões. Estes hábitos limitam o desenvolvimento craniofacial da criança, o que resulta em problemas ortodônticos.

Limitações do tratamento ortodôntico com braquetes

A ortodontia reconhece que, embora os braquetes possam alinhar os dentes de forma eficaz, podem ser necessárias contenções permanentespara manter o alinhamento. Além disso, as pesquisas mostram que os danos para as raízes (reabsorção radicular) ocorrem em praticamente todos os casos. Os pais cada vez mais questionam a eficácia e a segurança do tratamento ortodôntico apenas com braquetes.

Como o Myobrace® funciona

A MRC foi pioneira no uso de aparelhos para corrigir os hábitos miofuncionais em crianças e tem provado o sucesso na correção ortodôntica sem braquetes*, proporcionando melhor desenvolvimento facial. A chave para este tratamento é corrigir a posição e a função da língua, obtendo respiração nasal e treinando os músculos orais para trabalharem da forma correta. Os aparelhos do Sistema Myobrace ® treinam efetivamente a língua para se posicionar corretamente na maxila, corrigem a musculatura oral e exercem forças leves para expandir os maxilares e alinhar os dentes.

Os aparelhos do Sistema Myobrace ® treinam a língua para se posicionar no local certo e incentivam a deglutição e a respiração corretas. O efeito da posição correta da língua e do DynamiCore ™ corrige a forma do arco e melhora o alinhamento dos dentes.

Objetivos do tratamento:

• Respiração nasal.

• Função correta da musculatura orofacial.

• Forma do arco e alinhamento dentário corretos.

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page