top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

O Futuro da Ortodontia


Boa dia pessoal! Passados alguns dias do congresso, eu levei um tempo para digerir as informações recebidas e tentei, juntamente com minha experiência de 18 anos de odontologia, traçar a rota que a minha especialidade está desenhando. Acredito que cheguei a uma conclusão.

O sonho de todo o paciente e creio que você também se enquadra nisto, é que se há a necessidade de tratamento ortodôntico é que o mesmo idealmente seja:

O mais discreto ou mesmo imperceptívell;

No menor tempo possível;

Com menos desconforto;

E que não precise da própria colaboração do paciente;

A um ótimo custo x benefício.

Refletindo sobre o que quer o paciente e as necessidades dos profissionais para tratar as más oclusões dos pacientes o que percebi é que a direção que minha especialidade está tendo é a da ortodontia minimamente invasiva. Ou seja manter o paciente em tratamento o menor tempo possível e espaçando as suas visitas no consultório para que o tratamento não seja mais um aborrecimento nas suas vidas.

E para que isto ocorra será necessário intervir nos problemas assim que sejam detectados para poder tratar a causa e não a consequencia. Desta forma deveremos em um futuro breve, voltar a tratar mais os pacientes com dentição mista (com dentes de leite e dentes permanentes) e até mesmo tratar os pacientes com dentição decídua (dentes de leite). Casos que são tratados com aparelhos removíveis.

Com frequencia no consultório vemos que muitos pacientes já não querem se submeter ao uso de aparelhos fixos, mesmo os estéticos. E aí novamente caem no uso de aparelhos removíveis como é o caso dos alinhadores Invisalign e outros como OrthoAligner.

Para mim o futuro serão os aparelhos removíveis. O custo ainda é alto no caso do Invisalign porém acredito que o maior problema será a motivação do paciente em usar e não esquecer de usar o aparelho. E você, caro paciente, o que me diz? Estou certo, ou errado em minhas previsões?

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page