top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Má higiene bucal com aparelhos


Pessoal um dos grandes problemas comumente em nossos consultórios é a falta de colaboração de alguns pacientes em relação a higiene bucal.

O primeiro sinal é a presença de biofilme oral (placa bacteriana) na superfície dos dentes e uma coloração avermelhada da gengiva. A gengiva deve ter uma coloração rosa clara (pálida) e a cor mais avermelhada nos dá já a presença de uma inflamação que é chamada de gengigite. A progressão desta condição faz ter sangramento gengival e se progredir esta condição esta inflamação atinge o osso alveolar que suporta o dente fazendo com que o mesmo seja reabsorvido diminuindo a sustentação do dente causando mobilidade dental ou até mesmo a perda deste dente. Para esta condição damos o nome de periodontite.

A presença da placa bacteriana no dente causa de início uma descalcificação da superfície deixando o esmalte mais opaco, clinicamente se observa uma mancha branca no esmalte dos dentes e se a higienização não melhorar esta lesão branca evolui para a cavitação e muda a cor da cárie para um tom mais amarronzado. Isto é o que chamamos de lesão de cárie ativa, que pode evoluir e atingir a polpa do dente e ser necessário fazer o tratamento de canal.

Quero explicar com este monte de palavras que tudo está interligado e é uma evolução. Tirando o fator causal não teremos a doença. Tudo é mais simples e a um custo infinitamente menor se fizermos a prevenção. E aí? O que acham? Prevenir não é o melhor remédio?

Segue um vídeo que exemplifica o nosso bate papo.

Nos próximos posts explicarei como realizar uma ótima higiene oral.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page