top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Contenção


Tirei meu aparelho fixo, agora acabou o tratamento. Não, ainda não acabou o tratamento. Acabou o tratamento ativo, ou seja, entramos na fase final do tratamento que é manter os dentes na posição correta. Se você viu o post anterior que mostra como o dente se move, você deve ter notado que entre o dente e o osso existe um ligamento que é chamado de ligamento periodontal. A função deste ligamento é ligar o dente (a raiz) ao osso alveolar de suporte. Então este conjunto forma uma articulação (aprendeu mais uma, hein?) esta articulação é semi móvel chamada gonfose.

Pois bem, quando movimentamos o dentes, estes ligamentos demoram cerca de 262 dias (segundo Graber) para se remodelarem na nova posição e é isso um dos motivos que faz com que o dente também tenda a voltar para a posição inicial. O uso de contenção após o tratamento ortodôntico ativo é uma unanimidade o que não é unanime é o tempo de uso e os vários tipos de contenções.

O motivo do uso da contenção portanto é para dar tempo das fibras do ligamento periodontal se reorganizarem nesta nova posição e também para "assentar" a oclusão, ou seja, dar tempo para que os dentes superiores e inferiores se encaixem melhor.

Eu em minha prática clínica, tenho como protocolo solicitar o uso de contenção móvel no arco superior por 1 ano dia e noite e remover somente durante a higienização e alimentação e mais 1 ano durante a noite para dormir. No arco inferior, como é mais instável a posição dos incisivos inferiores eu colo uma contenção fixa de um canino ao outro canino. É colado um fio de aço nas faces linguais (parte de trás) destes dentes.

Eu geralmente instalo uma placa de Hawley superior e um 3x3 inferior. Mas dependendo do planejamento uso outras contenções.

Uma dica importante: quando você esqueceu de colocar o aparelho de contenção móvel por um ou mais dias e quando o colocou novamente ele entrou mais apertado, então ainda não é hora de removê-lo, já que os dentes estão tendendo a se movimentarem. Caso contrário, se ele entrou folgado, talvez seja o momento de usar apenas à noite ou removê-lo definitivamente.

No arco inferior a contenção colada é eterna.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page