top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Cuidados com o aparelho fixo


Pessoal, agora que sabem como é colado o aparelho fixo, agora é importante saber como cuidar para não descolar bráquetes. E por que é importante não descolar bráquetes? Bem é importante pois no dente que descolou a peça o fio (elemento que faz a força para movimentar os dentes) não está atuando no mesmo fazendo com que o dente não se mova ou pior volte para a posição inicial. O que não devemos fazer enquanto usamos aparelhos fixos:

Morder balas, pirulitos, comer alimentos duros como amendoim, côco, mastigar gelo, morder a maçã inteira. O que digo para vocês e meus pacientes é que no começo para acostumar com a aparelhagem é que vão se alimentar mais demoradamente, cortar as frutas com o auxílio de uma faca, colocar menos comida em cada garfada. Com o tempo vão conseguir comer quase que naturalmente sem danificar nenhum componente da aparatologia fixa.

Os alimentos processados e doces têm que ser evitados por dois motivos: o primeiro pela saúde geral, diminui o risco de desenvolver diabetes, problemas cardíacos e também pela saúde bucal já que o excesso destes alimentos aumentam e muito o risco de desenvolver cáries.

Outro problema de quebras do aparelho além de aumentar o tempo de tratamento é o risco de ter lesões nos tecidos moles, ou seja, machucar as bochechas, lingua, lábios. Caso solte alguma peça, ligue para o consultório assim que for possível para marcar uma consulta para corrigir o problema.

Ilustro o texto com vídeos. Qualquer dúvida que tiver entre em contato. Será um prazer ajudá-los.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page