top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Documentação Ortodôntica


Com o objetivo de manter meus pacientes com toda informação possível, falaremos sobre a Documentação Ortodôntica.

A documentação ortodôntica nada mais é que um conjunto de registros (exames) quem tem por objetivo auxiliar o planejamento do tratamento ortodôntico. Geralmente são pedidos, uma radiografia panorâmica, uma radiografia que dá um panorama geral de todos os dentes irrompidos (presentes na cavidade oral) como os dentes que ainda estão intraósseos (dentro do osso) ou ainda submucosos (fora do osso, porém ainda dentro da gengiva). Nesta radiografia poderemos ver se todos os dentes estão presentes, se existe dentes a mais o que chamamos de dentres supranumerários, ou ainda se estão faltando dentes. No caso de dentes faltantes estes podem ser por dois motivos: perda do dente por extrações dentárias ou por agenesia (não houve a formação do germen dentário por consequencia o dente não foi formado). Na radiografia panorâmica é possível também visualizar a posição dos dentes e se a direção da irrupção (nascimento) do dente está correta além de poder verificar ou não a presença de outras patologias (doenças), além de poder verificar a articulação temporo mandibular. Esta radiografia nos dá uma visão geral contudo se quisermos ver mais detalhes pedimos o próximo exame.

Pode ser necessário a solicitação de radiografias periapicais, são radiografias do tamanho de uma foto 3x4 que nos dá o detalhamento de uma região na qual a radiografia panorâmica não é possível.

Solicitamos também uma Telerradiografia em Norma Lateral, que é uma radiografia lateral da cabeça. Nesta radiografia podemos medir o tamanho da maxila, tamanho da mandíbula, verificar a inclinação dos incisivos superiores e inferiores em uma série de mediçôes que são obtidas através de um desenho obtido através desta radiografia. O desenho e as medições damos o nome de traçado cefalométrico. Existe também uma série de traçados e o profissional solicita aquele que ele achar mais adequado.

Uma radiografia que pode ser solicitada no caso de pacientes mais jovens é a radiografia carpal (mão e punho) esta radiografia serve para determinar em que fase o desenvolvimento ósseo o paciente se encontra.

Outros exames radiográficos podem ser necessários como a Radiografia Póstero Anterior, que é também uma radiografia da cabeça porém ela é feita com a cabeça de frente e o raio X vêm pela parte de trás dela, como o próprio nome sugere. Ela é uma radiografia que nos mostra assimetrias faciais, atresia maxilar, entre outras anormalidades.

Outro exame solicitado são os modelos ortodônticos, no centro radiológico são feitas duas moldagens, uma superior e outra inferior e destas moldagens são feitos modelos em gesso. Com este modelo em mãos o ortodontista pode ter uma visão aprimorada da oclusão dentária como por exemplo, ter uma visão de dentro para fora da boca, fazer algumas medições, como o tamanho dos dentes o quanto falta ou sobra de espaço em cada arco dentário. Também serve para ter um parâmetro do início do tratamento e toda mudança através do tratamento ortodôntico pode ser comparada com as posições iniciais dos modelos.

E os últimos exames mais comumente solicitados são as fotografias. Nós solicitamos fotografias intrabucais e extrabucais. As intrabucais servem para o paciente e o ortodontista poder verificar as condições bucais, tanto dentárias como gengivais. Podem-se observar nestas fotos, lesões cariosas, a presença de próteses, a condição da gengiva, a presença de restaurações e as condições atuais de tudo isso e muito mais.

Nas fotografias extrabucais nós realizamos a análise facial e com isso o impacto que o tratamento pode resultar na face do paciente.

Estes exames são solicitados no início do tratamento. Em geral após o alinhamento e nivelamento solicitamos uma radiografia panorâmica de controle, para verificar o paralelismo das raízes dos dentes. E após o tratamento ativo, com a remoção do aparelho fixo, solicitamos toda a documentação para poder mostrar ao paciente a conclusão do tratamento ativo, o famoso antes e depois. E este é um registro de importância tão grande quanto os exames iniciais pois se algum dente se movimentar poderemos saber qual dente se moveu e o quanto se movimentou.

Pessoal, esta é uma pequena pincelada sobre o assunto e de forma não técnica para simplesmente mostrar a vocês os motivos que nos levam a solicitar estes exames. Hoje existem exames mais modernos, com menos dose de radiação, mais acurados porém o custo benefício ainda não se justifica. Mas em breve, talvez daqui a 10 anos, com toda a certeza estes exames serão coisa do passado!

1.475 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page