top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Extrações dentárias, necessárias?


Este é um assunto muito interessante e creio nunca ter sido colocado de lado. Uma das dúvidas dos pacientes é se serão ou não necessárias extrações dentárias para conseguir tratar as más oclusões deles. Revendo a literatura, no ínício da ortodontia como especialidade, com o advento da cefalometria (lembram do post sobre documentação ortodôntica? ) começou a época onde eram indicadas muitas extrações dentárias para poder chegar ao ideal cefalométrico. O que guiava ou não os ortodontistas da época eram números obtidos pela telerradiografia lateral. Achava-se, na época, que chegando ao ideal cefalométrico haveria menos recidiva, ou seja, os dentes teriam mais estabilidade (se manteriam na nova posição) depois do tratamento.

Com o passar dos anos obsevou-se que quando se indica as extrações em determinados tipos de face acabava por acarretar um envelhecimento facial mais precoce destes pacientes e também não se conseguiu evidência científica corroborando que pacientes tratados com extrações dentárias teriam mais estabilidade nas posições dentárias do que os que não fizeram.

Outro ponto que fora completamente neglicenciado é que existem etnias como os negros e os asiáticos por exemplo, que tem naturalmente incisivos mais inclinados.

Hoje a telerradografia e consequentemente a cefalometria tem um papel secundário nas indicações ou não das extrações. O guia principal é a análise facial que fazemos dos nossos pacientes. Observamos se a face aceita uma maior protrusão dos dentes anteriores ou se ela permite a retração destes mesmos dentes visualizando a posição destes no término do tratamento e o mais importante que deve ser avaliado é como será o envelhecimento ao longo do tempo. Temos que refletir: esta paciente ficará bem aos 20 anos? E aos 40 anos? Posto uma foto da atriz Drew Barrymore que provavelmente foi tratada ortodônticamente com 4 extrações. Reparem que o perfil dela piora com o passar dos anos e quando ela sorri mostra um espaço escuro entre os dentes e a bochecha. A sorte dela é que ela é linda e tem um talento extraordinário.



Ei! Não estou dizendo que houve um erro. Era o protocolo de tratamento na época.

Hoje por exemplo está na moda entre os japoneses as extrações dentárias para se conseguir um perfil facial mais parecido com os caucasianos (brancos europeus), ficam com um perfil ao meu ver melhorado. Vale a ressalva: o conceito de beleza é cultural, o que é bonito para mim pode não ser para você por isso converse com seu ortodontista sobre as opções do tratamento.

Contudo, o padrão de beleza facial vigente na cultura ocidental são lábios carnudos e sorriso largo o que nos mostra um tratamento com menor número de indicações de extrações dentárias. Segue fotos da diva Angelina Jolie para comprovar as diferenças.

Este apelo para a não extração obteve uma grande ajuda dos novos aparelhos autoligados e fios ortodônticos mais eficientes.

Hoje podemos tratar mais rápido e com muito menos extrações do que um passado recente.

Ficou com dúvidas? Entre em contato, será um prazer conversar com vocês! Até o próximo post.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page