top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Hábitos em Ortodontia


Bom dia! Hoje abordaremos um tema muito comum na clínica diária. Hábitos são ações adquiridas pela repetição frequente de um ato, uso ou costume. Neurologicamente são atividades que podem ser conscientes ou inconscientes reguladas pelos arcos reflexos.

E advinha? A boca é o centro mais comum de hábitos inconscientes.

O interesse da Odontologia são os hábitos que são controlados pela musculatura peribucal (em volta da boca) e intrabucal (dentro da boca) e eles podem ser classificados em funcionais (normais) ou deletérios (causam algum tipo de dano). Os hábitos bucais se originam de necessidades psicológicas podendo ter ou não consequencia sobre a dentição.

Didaticamente iremos classificá-los como Normais ou Funcionais e Nocivos ou Deletérios:

Hábitos Normais ou Funcionais:

Respiração, deglutição, mastigação, postura e fonação. Estes hábitos contribuem para o desenvolvimento da oclusão normal.

Hábitos Nocivos ou Deletérios:

Postura alterada da lingua tanto em repouso quanto em sua função (deglutição atípica);

Respiração bucal;

Sucção do dedo ou chupeta;

Roer unha (onicofagia);

Interposição labial inferior.

Estes hábitos nocivos desequilibram a musculatura oral alterando o desenvolvimento e crescimento normal da oclusão distorcendo o formato das arcadas e consequentemente as posições dentarias.

Postura alterada da língua e interposição língual

É o posicionamento da língua entre os dentes com maior freqüência entre os incisivos, durante o repouso e a deglutição. A postura baixa de repouso da língua é principal fator de desequilíbrio dento alvolar e não a interposição da língua durante a função (deglutição). Ocorre protrusão dos incisivos e mordida aberta.

A postura baixa da língua em repouso mais freqüente, está na região dos incisivos, mas pode assumir uma posição de repouso lateralizada, acarretando mordida aberta lateral.

Existem aparelhos ortodônticos recordatórios que impedem a posição da língua nos dentes afetados.

Deve-se investigar quanto a possibilidade de manoglossia (língua grande) e problemas neurológicos.

Outra possibilidade é quando a língua se posiciona em uma mordida aberta preexistente causada por outro hábito, por exemplo sucção do dedo de chupeta. A interposição da línguanesses casos funciona como um mecanismo perpetuador da condição estabelecida previamente, podendo até agravá-la.O tratamento desses casos deve contemplar o controle do hábito primário que permitiu interposição da língua, a correção dos danos causados pela função alterada e uma reeducação mioterápica da função e postura da língua. O aparelho ortodôntico/ortopédico deve normalizar as dimensões dos arcos dentários e o controle da língua.A correção leva 06meses, mas é conveniente que o aparelho permaneça na boca por 12 meses.Os músculos periorais contribuem bastante para o resultado do tratamento, considerando o fator tempo.

Respiração Bucal

O padrão respiratório é capaz de determinar a posição da coluna vertebral, da cabeça, da língua e da mandíbula.

Se a via respiratória normal apresenta-se obstruída estabelece-se uma postura inadequada. Quando a língua não ocupa uma posição normal na cavidade bucal, altera-se todo o equilíbrio que mantém os dentes em suas posições normais.

Pessoas que respiram pela boca, perdem a umidificação normal e podem ter dores de cabeça, boca seca, halitose, problemas de sono e concentração, fadiga crônica, pressão nos ouvidos e mudanças de postura na coluna vertebral.

São frequentes o tratamentos que necessitam de avaliação nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia. Um objetivo básico é o estabelecimento de uma respiração nasal com selamento labial passivo, com posturas adequadas de coluna cervical e mandíbula.

Sucção prolongada de dedo ou chupeta

O recém-nascido é um ser imaturo com todo seu complexo neuro musculat descoordenado, com exceção da capacidade de chorar e sugar.

A amamentação natural é de suma importância para o desenvolvimento da criança.

As vezes o bebê já satisfaz sua necessidade de alimento, mas ainda não satisfez a necessidade de sucção, por isso muitas crianças colocam o dedo na boca após a amamentação, caracterizando a sucção não nutritiva.

Os hábitos de sucção podem se manifestar de diversas maneiras: chupetas, dedos, lábio, língua, lápis e outros.

Agora posto um vídeo sobre a chupeta ortodôntica o porquê dela ser muito melhor do que as que não o são:

E mais um vídeo que ilustra melhor as diferenças entre uma chupeta ortodôntica e uma não ortodôntica.

Interposição labial

A interposição labial é relativamente comum na clínica ortodôntica.

A interposição e/ou sucção de lábio, são acompanhadosde hiperatividade da musculatura mentoniana, o que impede o desenvolvimento do processo alveolar anterior da mandíbula, provocando discrepância da maxila em relação a mandíbula.

Nem sempre os hábitos nocivos causam dano na oclusão. Para que eles ocorram é necessário correlacionar os hábitos com a frequencia, a duração e a intensidade das forças aplicadas na região bucal. Por isso é recomendado sempre uma consulta com o ortodontista.

Está em dúvida? Faça uma pergunta, ficarei feliz em respondê-la!

392 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page