top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Seqüência de irrupção dos dentes


Umas das dúvidas mais comuns dos pais no consultório é a pergunta de quando os dentes permanentes irão irromper (nascer). E normalmente quando os pais a fazem um dente permanente pelo menos já erupcionou. Estamos falando do primeiro molar permanente. Ele geralmente irrompe a cavidade bucal por volta dos 6 anos, e por não necessitar cair um dente decíduo (de leite).

Por falar nos dentes decíduos estes normalmente começam a aparecer na cavidade bucal ao 6 meses de idade e terminam de irromper na totalidade aos 24 meses. São 20 dentes decíduos e entre eles não há pré-molares. Os primeiros dentes permanentes a aparecer são os primeiros molares inferiores e os últimos são os segundos molares superiores por volta dos 12 anos, depois há uma parada no nascimento até o nascimento do tão aguardados terceiros molares por volta dos 17 anos nas meninas e 18 anos nos meninos.

Geralmente as meninas estão mais adiantadas e os meninos terminam a troca dos dentes um pouco mais tarde.

Mas calma! Pode atrasar um pouco o nascimento e a troca dos dentes assim como pode ocorrer mais rápido. Uma das causas do adiantamento da troca pode ser devido a perda precoce dos dentes decíduos, por cárie ou por desvio na direção de um dente permanente vizinho reabsorvendo a raiz do dente decíduo.

Para nós ortodontistas o mais importante é a seqüência correta do que a idade que irrompeu o dente.

De qualquer modo é sempre bom fazer uma visita regular ao seu dentista de confiança para se certificar que o desenvolvimento de seu/sua filho(a) está correto.

Vale lembrar sempre que é um prazer poder compartilhar este conhecimento com os pais e poder tirar sua dúvidas!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page