top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcio Furtado Niwa

Dentes alinhados em um ano!


Bom dia pessoal! É quase Natal e hoje iremos falar sobre os tratamentos rápidos!

A tecnologia está em um estágio o qual é possível prometer um novo sorriso em 12 meses. E isso foi possível mudando um pouco o foco das pesquisas, ou seja, não ficar apenas imaginando como levar o dente da má posição para a posição ideal e sim saber o porquê dos dentes estarem em posições erradas, e isto faz todo o sentido para mim. Claro, vocês que são pacientes, não estão muito preocupados do porquê e sim como resolver seus problemas dentários.

Porém para nós, ortodontistas, faz toda a diferença. Sabendo a etiologia (causa) das más oclusões poderemos intervir antes que ocorra a má oclusão e também poderemos tratar os pacientes mais rápido.

Desta forma voltamos os nossos olhos para todo sistema estomatogmático, ou seja, não nos atemos apenas aos dentes e sim todas as estruturas que os envolvem, toda a musculatura como a língua, lábios, bochechas, os ossos da face e crânio, a articulação têmporo mandibular e também as funções como a respiração, deglutição e a fonação. Buscamos assim uma solução integrada com médicos, fonoaudiólogos, e outras especialidades odontológicas. Para nós ortodontistas o grande pulo do gato, é usar a musculatura peribucal a favor do tratamento usando o aparelho ortodôntico apenas para retirar as forças que levaram os dentes para as posições não adequadas.

Conseguindo assim tratar os problemas de má posição dentária aplicando a menor força possível e isto se traduz clinicamente com o menor desconforto ao paciente e num menor tempo de tratamento. O que foi sempre bucado pelos ortodontistas e que agora é possível graças ao entendimento por nós do todo e não apenas de uma parte, os dentes.

E neste entendimento, apenas os aparelhos funcionais removíveis, os aparelhos fixos autoligados e os alinhadores coseguem fazer este trabalho.

Quando o paciente nos procura nas idades recomendadas basicamente usamos os aparelhos funcionais para interceptar as más oclusões e direcionar o crescimento para o normal e os aparelhos fixos e os alinhadores para alinhamento dentário.

Sabendo disso, não há mais motivos para usar aparelhos que não se enquadram nesta nova era da ortodontia.

Dúvidas? Sugestões? Entre em contato.

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page